O sistema de educação, o sistema familiar e o sistema social encontram-se em constante interação na sala de aula. Pedagogia Sistêmica vem de encontro com a necessidade de gerar e fortalecer o vínculo entre os professores e os alunos incluindo o sistema familiar de origem. Atende todos os sistemas, sua interação e o lugar de cada um dos elementos do sistema para uma maior funcionalidade. A Pedagogia Sistêmica promove a aprendizagem dos alunos mediante o trabalho conjunto com os pais de família, para educar de maneira conjunta escola e família.
A Educação Sistêmica contribui em vários níveis:
– Na escola como organização: favorece a cooperação entre supervisores, diretores, consultores, professores, alunos e famílias.
– Na escola como entidade educadora: enriquece as atividades de aprendizagem. Quando os conteúdos educacionais introduzem elementos familiares e sistêmicos, aprende-se mais facilmente.
– Na escola como âmbito democrático de convivência: potencializa a inclusão, a resolução de conflitos e a participação na comunidade.
– Na escola como motor de melhoria contínua e aperfeiçoamento dos professores.
– Na escola e na família como fator de mudança na postura de profissionais na área do ensino, pais e alunos, a partir da aplicação das Leis Sistêmicas Básicas.
– Tem sido utilizada hoje como um dos principais instrumentos de apoio à aprendizagem e administração de escolas na Europa e México.
– Nos órgãos públicos de atendimento à criança e ao adolescente auxiliando na reintegração dos mesmos na família, na escola e na sociedade.
Fundamentos conceituais da Pedagogia Sistêmica:
- a) Constelações familiares
- b) Fenomenologia
- c) Teoria de Sistemas
- d) Terapia familiar sistêmica
- e) Construtivismo
Problemas que soluciona:
- a) baixo rendimento escolar
- b) falta de atenção na aula
- c) disciplina na sala de aula
- d) comunicação com o docente
- e) integração familiar
- f) formação axiológica
- g) estruturação da jornada escolar
- h) integração do grupo
- i) formação docente
- j) outros
www.espacopsi.com