Constelações organizacionais são mais complexas do que as constelações familiares. Dependendo de onde as dinâmicas mais importantes estejam situadas, diferentes caminhos são possíveis.
– A dinâmica reside na organização. Pode haver um problema de liderança, a meta foi perdida de vista, alguém não está sendo honrado por seu trabalho, triangulação, etc. Os elementos-chave são colocados e na constelação uma solução apropriada é vista.
– A dinâmica reside em um emaranhamento familiar que alguém trouxe para dentro da organização junto consigo. Quando alguém na constelação olha para o chefe com a energia que uma criança olha para seu pai, então você pode suspeitar de uma sobreposição (dupla imagem). Tão rápido quanto possível essa dinâmica familiar precisa ser esclarecida de modo a que possamos voltar a olhar para a organização. Dessa forma o sistema familiar vai para o segundo plano temporariamente e serve à solução de um problema de uma questão da organização. O problema da organização permanece no foco. Em companhias familiares uma das primeiras questões é com frequência definirmos se a dinâmica mais importante reside na companhia ou na família. Aí você pode trabalhar.
– Interação de dinâmicas entre sistemas. Isso pode surgir no caso de fusões ou de tarefas conjuntas entre departamentos ou organizações. O que funciona no sistema antigo e o que funciona no novo? Quando dois departamentos são fundidos, surge um novo sistema ou um sistema se sobrepõe ao outro? Nesse último caso é algumas vezes primeiro necessário que se esclareçam as coisas no antigo sistema antes que possamos trabalhar com qualquer coisa no novo sistema.
– Emaranhamentos do consultor ou treinador no sistema organizacional. Nem sempre é fácil encontrar um lugar apropriado para o consultor ou supervisor de um sistema. O supervisor ou consultor está na posição na qual ele ou ela pode fazer algo de bom pelo sistema? Quando o consultor faz alguma coisa pela qual uma pessoa de dentro da organização já recebe dinheiro para fazer, isso enfraquece a posição da pessoa e a posição do consultor.
– Constelações de múltiplas camadas. Parece que na constelação não há solução que possa ser encontrada no contexto que foi levantado. Então se pode ver se há algo que atua em outra camada da estrutura que deveria ser resolvido primeiro; por exemplo, alguma coisa entre dois países.
Jan Jacob Stam