O que é Constelação Familiar
A Constelação Familiar é mais que um método – é um percurso de vida, de conscientização e resolução dos mais diversos problemas de nossa vida: do estado da doença mental, aos sintomas físicos de vários tipos. As Constelações Familiares nos proporcionam a extraordinária e preciosa possibilidade de explorar e conscientizar nosso inconsciente pessoal e dos laços ativos com o inconsciente coletivo familiar que interferem em nossa vida, e através da consciência e do encontro com nossas raízes, eles nos oferecem a possibilidade de uma cura concreta pessoal e sistêmica. Ao permitir que a manifestação de nossos níveis inconscientes ocorra e observando sua representação panorâmica, podemos dialogar com cada componente dos vários sistemas e entender completamente a origem do desconforto ou sintoma e, em seguida, restabelecer o elemento faltante no sistema ou restaurar o sistema no sistema.
As constelações familiares sistêmicas desenvolvida por Bert Hellinger, vai muito além da psicoterapia tradicional, embora compartilhe e tenha muitos aspectos, a partir da hipnose de Milton Erickson, o psicodrama de Moreno, a Gestalt de Perls, a terapia familiar, sem negligenciar a pressupostos de Jung, Freud e outros ilustres que entenderam as potencialidades e implicações do aspecto geracional sobre os sintomas.
Associando a Psicogenealogia e as Constelações Familiares, trabalhamos para reconstruir a linha hereditária e tomar consciência dos traumas, injustiças, exclusões, privações e violência sofridas pelos antepassados: todas essas dores são transmitidas aos descendentes, juntamente com a tarefa reabilitação para restaurar o equilíbrio no sistema.
A Representação do Sistema Familiar
A representação do sistema não é simples: muitas vezes o que é representado nas constelações é um cenário totalmente desconhecido e inédito. E não pode ser de outra forma, de um certo ponto de vista, porque a constelação nos mostra não só o que já sabemos sobre nossa família (pelo que reconhecemos com surpresa certas atitudes e comportamentos relatados precisamente pelos representantes); a verdadeira contribuição de uma constelação consiste em revelar o que não sabemos sobre a nossa família, o que está além do condicionamento que recebemos, o que está escondido no inconsciente familiar ou no nosso inconsciente pessoal.
O importante é se abrir para a informação que chega, receber com confiança até as revelações mais desconcertantes: às vezes acontece que a constelação revela até mesmo uma informação desconhecida para o cliente, mas prontamente confirmada por investigações subsequentes. De qualquer forma, o que quer que dê origem à constelação, nosso nível de consciência é capaz de processá-lo e assimilá-lo, aumentando nossa conscientização e permitindo assim que nosso campo morfogenético que reorganize em profundidade.