Esta frase contém uma das bases essenciais do trabalho com as constelações familiares ou mimetismo do campo, o que significa: nós seres humanos somos ao mesmo tempo todos iguais e diferentes.
Uma criança nasce de dois pais, esses são os certos para ele, para a parte mais profunda da criança, ele não poderia ter pais melhores do que aqueles.
Eu nasci para isso, o melhor e o certo para ele. Alguns reclamam de seus pais, eles gostariam que eles fossem daqueles que são, desta forma, eles não podem tirar deles o que podem. Quando olhamos para nossos pais, o que vemos é que através deles estamos conectados com todos os ancestrais, todas as gerações que trabalharam até agora, através de toda a vida flui e nisso estamos conectados. para um fluxo eterno, que é independente da vida e do destino dos indivíduos. Nesse fluxo, todos podem ficar e crescer. Não há diferença entre eles, a vida flui pura através de todas essas gerações.
Se eles eram o que chamamos de pessoas boas ou o que chamamos de pessoas más. Se eles estivessem amando com seus filhos ou se os negligenciassem. Quanto à transmissão da vida, eram todos iguais. Nenhum desses pais pode tirar nada de sua vida ou adicioná-lo. Assim, todos nós, através de todas as gerações, recebemos a Vida. Olhando para os nossos pais, vemos que a vida vem de longe, e podemos levá-la como flui, sem qualquer hesitação. Desta forma, os pais são grandes e os filhos são pequenos. Os pais dão e as crianças tomam. Se olharmos para os nossos pais dessa maneira, podemos honrá-los como pais, de qualquer maneira, eles são. Se fizermos isso, nos sentimos ricos. Nossos corações se abrem e sentimos a força.
Através das constelações familiares, vemos o que realmente significa quando honramos nossos pais. Qualquer psicoterapia começa honrando nossos pais. E quem é um bom terapeuta? Um bom terapeuta homenageia os pais de seus clientes e não permite que ninguém os acuse. Quando alguém acusa seus pais, ele interrompe a continuidade do fluxo da vida. Ninguém pode estar em paz consigo mesmo se não estiver em paz com seus pais.
Dra. Paola Felici