

Anne nasceu em Moscou, 29 de março de 1919, psicóloga, professora emérita da Universidade de Nice, onde dirigiu por mais de vinte anos, o laboratório de psicologia clínica e social. Ele também é co-fundadora da Associação Internacional de Psicoterapia de Grupo. Aluna de Jacob Levy Moreno e Françoise Dolto, a sua experiência é reconhecida internacionalmente, especialmente no campo da psicoterapia de grupo e psicodrama. Ela trabalhou ao lado de Margaret Mead, Gregory Bateson e Carl Rogers. Ela desenvolveu a técnica de genosociogramma: árvore genealógica que leva em conta, além dos laços familiares existentes, a recorrência de particulares traumas psicológicos e físicos de geração em geração. Sua obra é voltada principalmente para a psicogenealogia, a comunicação não-verbal e os laços familiares.
Iniciou seus estudos de psicologia na Universidade de Paris após a Segunda Guerra Mundial e foi introduzida na teoria psicanalítica por Robert Gessain. Em 1950, ela recebeu o prêmio Alliee Aide conferido pela resistência nos anos da ocupação nazista. Em 1951 ela se mudou para os Estados Unidos para observar os processos de interação e dinâmica de grupo empreendidas por Kurt Lewin e, contemporaneamente conhece Jacob Levy Moreno. Ela ficou impressionada com a personalidade de Moreno e sempre se declarou filha adotiva do fundador da sociometria e a partir desse momento ela permaneceu próxima dele e o ajudou até os últimos meses de vida.
Jacob Levy Moreno reconheceu nela a alta capacidade de observação e a manteve como representante do psicodrama na academia. Em vinte anos de trabalho ela coletou grande quantidade de dados sobre comunicação não-verbal dos grupos e a transformou em tese para o doutorado. Desde 1976 ela é professora emérita em Psicologia Social da Universidade de Nice. Em 2001, ela foi reconhecida como um membro honorário da FEPTO (Federação Europeia de Formação Organização Psicodrama). Seus estudos aprofundaram a importância de conhecer a vida dos antepassados para compreender a importância da transmissão inconsciente e não intencional nos laços transgeracionais. Ela ainda vive na França.