Anorexia
Nas constelações familiares, emergem algumas dinâmicas que causam infelicidade, doença, acidentes, suicídio, comportamento criminoso. Primeiro de tudo você deve saber que uma criança está ligada a seus pais por um sentimento muito profundo de amor.
A criança não tem maior desejo do que pertencer a seus pais. Se uma criança sente que seus pais precisam de algo, ela está disposta a sacrificar toda a sua vida com um amor cego. Por exemplo, se uma criança sente que sua mãe vai morrer, ela diz (em um nível profundo e inconsciente) “eu morrerei em seu lugar”, então talvez a criança fique doente ou morra em um acidente. Ou se uma criança sente que o pai dela quer deixar a família, ela diz: (em um nível profundo e inconsciente) “eu vou desaparecer no seu lugar”, essa criança talvez adoeça com anorexia.
A criança anoréxica diz ao seu coração (em um nível profundo e inconsciente) “é eu que deveria desaparecer em vez de você, meu querido genitor. Muitas vezes pensa-se que a anorexia tem a ver com a mãe, que a relação com a mãe é um pouco distorcida. Ao trabalhar com constelações familiares, quando se está no campo quântico da família, emerge que geralmente a anorexia tem a ver com a figura paterna. O pai quer abandonar a família e a criança diz (em um nível profundo e inconsciente) “Eu farei isso por você”.
Se você quiser lidar com isso no campo quântico da família durante uma constelação familiar, e o pai estiver presente na constelação familiar, às vezes você pode fazer a criança ficar na frente do pai, olhar para ele e dizer: “querido pai, eu vou no seu lugar”, o que acontece com o pai quando ele ouve essas palavras? Você ainda pode sair? Não. Então, quando esse sentimento é trazido à luz, o pai pode dizer à filha: “Eu permaneço e você tem a minha bênção se permanecer viva. Desta forma, a anorexia pode ser tratada mais facilmente.
Dra. Paola Felici