O trabalho de constelações pode ser feito em sessões individuais com bonecos palymobil/ figuras ou em grupo (workshops). O cliente apresenta o tema que pretende trabalhar. Pode ser uma doença, comportamentos ou sentimentos doentios, tendências suicidas, medos inexplicáveis, a vida bloqueada ou estagnada, sintomas inexplicáveis, ou qualquer questão que esteja a ser motivo de sofrimento.Se houver algum tema ou facto muito marcante que o cliente não queira partilhar no grupo é possível trabalhar de forma encoberta e com muita descrição. No caso de se tratar de um workshop, o cliente seleciona no grupo de participantes, pessoas para representar membros da sua família, segundo as indicações do facilitador. Por vezes se trabalha com a família de origem (pai, mãe e filhos) e por vezes com a família atual (marido, mulher e filhos).
Cabe ao facilitador decidir por onde começar com as informações trazidas pelo cliente.Para fazer um trabalho de constelações não é preciso de muita informação. Depois de escolher os representantes o cliente irá colocá-las umas em relação às outras, de acordo com a imagem interior, que aparecerá na mente do cliente da relação entre os membros da sua família que serão por hora representados. Começa então a constelação, onde cada representante estará em contacto com as informações inconscientes de cada elemento que está sendo representado. O facilitador fica numa postura de observação dos olhares dos representantes, das posturas, do corpo e das direções para onde estão virados e as dinâmicas ocultas começam aparecer através de movimentos e sensações que são referenciadas pelos representantes.
Pode-se perceber onde é que o amor na família deixou de fluir e existe o bloqueio.O que se pretende é restabelecer esse fluxo que será sanador e trará harmonia nos relacionamentos. O facilitador orienta a constelação, pedindo aos representantes para dizerem determinadas frases chave ou para se movimentar livremente ou irem a procura de um bom lugar, ou o do lugar correto na ordem familiar. Restabelecida a ordem na família e estando a energia do amor de novo a fluir, o cliente fica com essa imagem de solução e não precisa fazer nenhum comentário. É preciso deixar que o trabalho ganhe o seu espaço na alma da família. As Constelações Familiares é a oportunidade para constatar que “somos todos um só ser”, e que fazemos parte de algo maior que nos orienta, protege e guia. Não obstante, o amor que emerge durante a constelação familiar é o mesmo amor que adoece e o que tem a sabedoria da solução quando se torna consciente.