

Para explicar o que são as constelações familiares sistêmicas para os animais, preciso fazer uma premissa. Bert Hellinger, pai das constelações familiares, estabeleceu que, no momento em que nascemos, e mesmo antes, somos um dos elementos que compõem o grande “sistema” da nossa família e compartilhamos uns com os outros talentos e defeitos, com todas as implicações que isto implica. Por exemplo, pode haver uma semelhança física com um de nossos antepassados, outras vezes nosso caráter é semelhante a um de nossos parentes distantes ou os problemas ou traumas de um antepassado são revividos por um descendente. Cada membro do sistema está vinculado aos outros e qualquer coisa que acontece com um elemento do sistema afeta os outros. Estamos todos conectados e a individualidade não tem força no sistema – o que importa e tem força é a grande família!
Quando decidimos compartilhar a nossa vida com um animal de qualquer tipo, com toda a sua riqueza de experiências e emoções (mãe, irmãos e irmãs, separação deles, reprodução, canis, donos anteriores, traumas, abandono, etc.), entra em nosso sistema: com um propósito específico ele veio em ressonância a algo que necessita basicamente de amor, ordem e inclusão. O animal inserido no nosso sistema ressoa, interpreta e manifesta situações de desconforto e sofrimento que pertencem ao sistema familiar vivido por necessidades em constante movimento.
E como um animal pode interpretar e manifestar as situações de sofrimento próprias ou do sistema a que pertence? Do ponto de vista físico, eles podem manifestar através de doenças crônicas, doenças da pele, falta de apetite, fraturas, acidentes, tumores, etc. Do ponto de vista emocional, eles podem manifestar com medo, ansiedade, estresse, comportamento inexplicável ou obsessivo, desobediência, etc.
As Constelações Familiares sistêmicas para animais ajudam a trazer a origem do sintoma ou da emoção, evidenciando a força do vínculo entre pessoas e animais, destacando o propósito da presença do animal na nossa vida. Quando colocamos um tema ligado à um animal da família, vemos os gestos de amor incondicional que os animais têm por nós: são um espelho nos colocando em contato com dores que ainda nos eram desconhecidas.
O amor é o fio condutor das Constelações: somente através do amor, as situações emergem, são reconhecidas, são honradas e resolvidas. Após as constelações (às vezes após apenas uma sessão, às vezes após algumas sessões), as mudanças no quotidiano são concretas e tangíveis, os sintomas melhoram ou desaparecem e as emoções são reequilibradas. Nas constelações para os animais que tanto nos amam, também devemos olhar para vários aspectos nossos que emergem: isso é fundamental. Afinal, nenhum animal entra na nossa vida sem estar em ressonância com aspectos fortes, intensos que necessitam de cura e amor.