Mudar de comportamento é um dos desafios mais difíceis que o ser humano enfrenta em sua existência. Todos já tentamos mudar algum hábito ou fazer algo novo e encontramos dificuldades, devido a nossa tendência de repetir as mesmas coisas, o mesmo padrão. Mas isso se aplica a não correr na esteira como havíamos determinado que na semana passada ou ao ódio pelo ex-marido, impedindo que o amor chegue a nossa vida. As dificuldades em nossos relacionamentos amorosos, familiares ou profissionais, bem como dependências químicas, comportamentos autodestrutivos; depressões; problemas compulsivos, fobias, vícios e obsessões e traumas, podem estar presos em acontecimentos passados, necessitando um olhar mais amplo e inclusivo para se perceber, reconhecer e buscar a ordem perdida ou o emaranhamento para que os relacionamentos deem certo.
É dessa oportunidade que trata a Constelação Familiar, desenvolvida por HELLINGER, há mais de trinta anos. Para que a pessoa consiga “mudar”, deve entender que as ações dos antepassados podem influenciar a vida dela. A constelação familiar é uma técnica terapêutica que põe em evidência o profundo poder de conexão que cada pessoa tem com sua família e também com as pessoas com as quais têm vínculo profundo de amor e lealdade. O que uma geração deixa de resolver é transferido inocente e inconscientemente para as gerações seguintes, que ficam emaranhadas com estas pendências, que na realidade não são de responsabilidade da pessoa.
Como se quebra a corrente de repetição dos erros cometidos no passado, seja por parente ou pela própria pessoa? O primeiro passo é olhar para a questão e reconhecer que forças atuam ali. Não podemos ignorar o passado. É preciso respeitá-lo. “Aquilo que respeito me liberta, aquilo que nego me aprisiona”. Quando não concordo com o passado, não posso ir adiante porque o passado está dentro de mim. Eu herdei a herança genética ou material dos meus antepassados, mas também herdei suas experiências, boas ou más, e elas continuam atuando e influenciando meu caminho, quer eu concorde com isso ou não. Quando olho com amor e respeito para os que vieram antes, tomo tudo de bom deles e sigo em frente. Ninguém pode mudar o passado, mas podemos mudar o nosso olhar sobre ele e obter a força contida nele para seguir avante.
www.institutohellinger.com.br/